domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bem-vindo ao site da AAMAP

A AAMAP é fruto de várias iniciativas que se juntam sob o mesmo guarda-chuva institucional para dar um salto quantitativo e qualititativo em todas as ações que vimos desempenhando ao longo dos anos.

Tem como missão institucional desenvolver ações em três grandes vertentes: meio ambiente, saúde/educação, geração de trabalho e renda.

Nesse sentido a Aamap, através dos seus programas desenvolve ações que buscam, antes de tudo, agir diretamente no dia-a-dia das pessoas, não ficando apenas restrita às discussões conceituais sobre a pobreza e as dificuldades com as quais grande parte da população brasileira convive.

Sediada no município de Araruama, filiada ao Coletivo de Entidades Negras (CEN), a Aamap é o braço social da casa religiosa, Ilê Axé Oyá Omi Layó, presidida pela Iyalorixá Suzane de Oyá e tendo como secretário executivo, Marcio Gualberto, que é também coordenador geral do CEN.

Na perspectiva do meio ambiente a Aamap busca trabalhar com a conscientização ambiental promovendo cursos, principais para crianças e jovens sobre como lidar com o lixo e com a natureza. Nesse momento a Aamap está se capacitando para discutir também a bioarquitetura e como desenvolver moradias populares baratas e ecológicamente corretas, transformando-se assim, num referencial positivo para toda a Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

No campo da saúde/educação as ações da Aamap voltam-se para a distribuição de cestas básicas para 150 famílias, bem como para a discussão sobre a alimentação saudável, o reaproveitamento daquilo que de um modo geral é jogado fora tal como cascas e caules e também com a introdução de novos e saudáveis hábitos alimentares. Além disso, questões como a gravidez na adolescência, DSTs/Aids e a paternidade responsável são temas ineresntes à atuação da Aamap.

No que tange à geração de trabalho e renda a Aamap busca capacitar jovens e adolescentes, principalmente as mulheres para o mercado de trabalho, principalmente estimulando o empreendedorismo, fazendo assim, que com estes não fiquem apenas restritos ao subemprego ou à baixa qualificação.

5 comentários:

  1. Parabéns, a luta para preservar e unir a nossa religião é muito importante e por eu acompanhar os seus trabalhos já a algum tempo na Religiosidade Afro-Brasileira sei que vocês são lutadores com amor nesta causa, no que eu puder humildemente colaborar estarei junto, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, lindo! estamos ai para ajudar!!!

    parabéns...

    Priscila Rebeca "movimento cultural rede funk social"

    ResponderExcluir
  3. Boa iniciativa
    conheci vocês na palestra em que estavam em Marechal Hermes.Graças a ida de Mi padrinho Awo Rafael Zamora Ogunta Kete a esse evento. Eu era um dos Awos presentes a esse evento para acompanhar a palestra.
    Meu orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home
    Asé Ire õ

    ResponderExcluir